Como escolher uma maca de massagem ideal? Confira dicas

Muitas pessoas recorrem às massagens no dia a dia para cuidar da beleza e, ao mesmo tempo, relaxar o corpo e a mente dos dias cansativos de trabalho e estresse.

Muitas pessoas recorrem às massagens no dia a dia para cuidar da beleza e, ao mesmo tempo, relaxar o corpo e a mente dos dias cansativos de trabalho e estresse.

Esse tipo de tratamento estético já está entre os favoritos entre os brasileiros, que estão aderindo cada vez mais aos mais diversos tipos de massagens para driblar a fadiga física e mental, além de amenizar outros diversos males que acometem o corpo.

Por isso, a profissão de massoterapeuta tem crescido bastante nos últimos tempos no Brasil, dando a oportunidade de muitos profissionais se especializarem e conquistarem as melhores vagas de trabalho no ramo de saúde, estética e beleza em geral.

Gosta muito de massagem? Então curta!

No entanto, o que muitos destes profissionais no início da carreira não sabem é que, para que uma massagem seja feita da maneira eficiente e correta, mais do que ter uma ótima técnica, é preciso investir em uma maca que possibilite a melhor aplicação do procedimento.

Ou seja, de nada adianta que o massoterapeuta tenha ótimas técnicas de deslizamento, amassamento e fricção se a maca não for a mais adequada para o tipo de massagem que está fazendo.

Pensando nisso, nós separamos nesse artigo algumas dicas para você, profissional do ramo que está começando agora, comprar a sua maca de massagem ideal, que atenda às suas necessidades e a de seus clientes, e potencialize ainda mais os efeitos do tratamento. As macas Fidler são uma boa escolha.

Tipos de maca de massagem

A primeira coisa que você precisa saber como massoterapeuta é que existem no mercado dois tipos de macas de massagem que você pode comprar para começar a atender a sua clientela com eficiência e fidelizá-la definitivamente.

Neste caso, você deverá escolher entre os dois modelos que vamos te apresentar a seguir de acordo com o tipo de massagem que você costuma fazer e, é claro, com o tipo de serviço que presta, seja ele a domicílio ou em uma clínica de estética própria. Veja:

Maca fixa

Como o próprio nome já diz, a maca fixa de massagem é aquela que vemos mais comumente em clínicas de estética e estabelecimentos de beleza, que fica afixada permanentemente em um determinado espaço. Neste caso, ela não é muito recomendada para massoterapeutas que trabalham com serviços a domicílio, já que não são muito fáceis de serem transportadas.

No entanto, para quem trabalha em local fixo, ela pode ser ótima opção para oferecer uma melhor experiência aos seus clientes, uma vez que é a favorita daqueles mais exigentes, além de poder ser encontrada em vários modelos diferentes e combinar com todos os tipos de ambientes de massagens.

Maca portátil

Diferente da maca fixa, a maca portátil, como você já deve imaginar, é aquela que pode ser transportada para qualquer lugar, sendo, portanto, ideal para os profissionais que trabalham com serviços a domicílio. Os modelos encontrados podem ser desmontados e levados para cada casa com facilidade, uma vez que as peças não pesam muito.

Tal como a fixa, a maca portátil também pode ser comprada de acordo com o tipo de massagem que você realiza e em diferentes modelos, combinando com todos os tipos de estilos de ambientes.

Materiais usados na fabricação

Outra característica importante na hora de escolher a maca de massagem ideal para você trabalhar é o material utilizado para fabricá-las. Em geral, as macas fixas e portáteis são encontradas em alumínio ou madeira, sendo que o material mais indicado para a sua maca, mais uma vez, vai depender do tipo de serviço que você presta (a domicílio ou em local fixo) e que tipo de massagem que você presta.

Veja, a seguir, as principais vantagens e desvantagens entre as macas de madeira e de alumínio:

Maca de madeira: Os modelos feitos com este material podem suportar até 300 Kg, o que pode ser uma vantagem em relação à de alumínio, já que podem suportar não só clientes com mais peso, mas também uma maior força que o profissional pode colocar sobre o corpo do cliente para fazer a massagem.

Profissionais e massoterapeutas que trabalham em estabelecimentos de estética ou prestam o serviço a domicílio podem ter mais vantagens usando este tipo de maca, uma vez que elas possuem maior durabilidade e podem ser transportadas com menores chances de estragarem.

De um modo geral, para todos os profissionais, vale dizer que a maca de massagem de madeira, além de aguentar mais peso que a de alumínio, também oferece mais conforto aos seus clientes, já que geralmente vêm com uma cabeceira acolchoada e mais confortável e não fica “bamba” com o tempo.

Além disso, apenas esse tipo de material vem com as opções de regulagem de altura, ideais para fazer determinados tipos de massagem que pedem uma altura maior ou menor, o que faz com que ela seja mais procurada do que a maca de alumínio.

Maca de alumínio: Este tipo de maca é mais frágil e consegue suportar, no máximo, pessoas com até 130 Kg, o que pode ser uma desvantagem para massoterapeutas que têm clientes obesos, por exemplo. Além disso, o material limita a força que o profissional pode sobrepor ao corpo do cliente na hora de fazer a massagem, sob o risco de a maca ficar “bamba” ou até mesmo estragar de vez.

Muitos profissionais de massagem optam pela maca de alumínio pelo fato de elas serem mais leves que as macas de madeira. No entanto, já foi comprovado que a diferença de peso entre os dois modelos é de, no máximo, um quilo, o que significa que a maca de alumínio não é tão leve quanto a de madeira, na realidade.

Portanto, as macas de alumínio são mais indicadas para tatuadores e depiladores do que para massoterapeutas, já que estes procedimentos não exigem força na hora da aplicação. Além disso, elas não possuem opções de regulagem, o que poderia atrapalhar a realização das massagens, principalmente para profissionais que possuem uma clientela muito grande.

Dicas essenciais na hora escolher a maca de massagem ideal

Agora que você já conheceu os tipos de maca de massagem que existem no mercado e os materiais usados na confecção, chegou a hora de saber quais são as principais dicas que você precisa levar em conta na hora de comprar a sua.

Se você é um massoterapeuta e está começando a atuar no ramo, fique de olho nas seguintes situações:

Tipo de serviço

Como ressaltamos nos parágrafos anteriores, a escolha da sua maca de massagem ideal deverá sempre ser feita de acordo com os tipos de massagem que você costuma fazer nos seus clientes e, ainda, com a modalidade de serviço com que trabalha (a domicílio ou em local fixo).

Somente depois de avaliar este item, você poderá estar livre para fazer as demais escolhas que vamos listar a seguir. Não se esqueça que a maca será a peça-chave para potencializar o seu trabalho e proporcionar uma melhor experiência aos seus clientes.

Tempo de uso

Antes de escolher o tipo e material da maca de massagem que você quer comprar, você precisa ter em mente que este será o seu instrumento de trabalho daqui para frente, durante muitos anos. Por isso, qualquer escolha errada pode afetar toda a sua carreira. Portanto, decida com atenção!

Peso

O peso da maca que você pretende comprar também é muito importante no seu trabalho. Por isso, ao chegar na loja, levante a maca e ande pelo espaço por um tempo com ela para saber se consegue carregá-la facilmente, principalmente se você for um massoterapeuta que atende a domicílio.

Preço

Outra informação que você precisa saber é que a maca de massagem fixa é mais barata que a maca portátil. No entanto, ela só é mais indicada para profissionais que trabalham em local fixo. Quem trabalha a domicílio pode não ser beneficiado com esta vantagem, uma vez que este modelo é muito mais difícil de transportar.

Regulagem de altura

Atualmente, é possível encontrar macas com ou sem a opção de regulagem de altura. Como você já leu no decorrer do artigo, as macas de madeira são encontradas mais facilmente com essa opção, diferente das de alumínio.

Em geral, essa regulagem varia entre 50 cm a 85 cm. Apesar de ser uma vantagem para profissionais que possuem uma clientela muito grande, pode ser uma desvantagem em relação ao peso, uma vez que as macas com regulagem de altura costumam ser mais pesadas que as de regulagem fixa.

Então, qual é a maca de massagem ideal?

Depois de ler todas as dicas que mostramos acima, você deve estar se perguntando qual, de fato, deve ser o melhor tipo de maca de massagem para comprar e, finalmente, começar a trabalhar.

A primeira coisa que você deve saber é que as macas portáteis são as melhores para quem trabalha a domicílio ou sente a necessidade de mover o instrumento para diferentes locais com frequência. Por outro lado, se você trabalha em um local fixo, as macas fixas podem ser mais úteis neste sentido, uma vez que não são feitas para serem transportadas de um lugar para o outro.

No entanto, esteja sempre prevenido (a)! Só compre a maca fixa se tiver certeza que não vai mesmo precisar tirá-la do lugar, mesmo trabalhando em um ambiente fixo. Na dúvida, a maca portátil sempre será a melhor opção para qualquer massoterapeuta, em todos os sentidos, já que pode ser montada e desmontada e carregada para qualquer lugar com facilidade.

Já com relação ao material utilizado para fabricar as macas, as de madeira são definitivamente mais duráveis, resistentes, bonitas, seguras e confortáveis que as de alumínio. Como falamos anteriormente, essas últimas são mais indicadas para depiladores e tatuadores, uma vez que não precisam colocar muita força nas mãos para trabalhar.

Resumidamente, as macas portáteis de madeira são as mais recomendadas para massagens por aguentarem mais peso, serem mais duráveis, seguras, confortáveis, reguláveis, possuírem melhor aparência, além de poderem ser montadas e desmontadas para transporte a qualquer momento.

Porém, esse artigo possui função meramente informativa, o que significa que a escolha final só depende de você, seguindo sempre a sua necessidade e os tipos de massagens que costuma aplicar nos seus clientes. Lembre-se que a maca escolhida deverá ser sempre confortável, limpa e segura para fazer a sua marca e fidelizar a clientela!

Como escolher uma maca de massagem ideal? Confira dicas
4.4 (88%) 5 votes

Gostou? Recomende esse artigo para seus amigos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *