O QUE É ACUPUNTURA CHINESA?

A acupuntura chinesa foi desenvolvida há dois mil anos. Trata-se de uma técnica que vem sendo utilizada no mundo todo para o tratamento e alívio de diversas dores e reequilíbrio mental

A tradicional medicina chinesa conhecida como acupuntura, trata, previne e cura, problemas de saúde de origem física ou mental, há milênios. A técnica utiliza as forças opostas e complementares que, segundo os chineses, está presente em todos os seres vivos da terra e também organismos.

O método tradicional de tratamento se dá através de agulhas específicas fixadas sobre os pontos meridianos do corpo. Estas agulhas possuem a função de desbloquear o fluxo energético do corpo e liberar a concentração de energia local, principal causa da dor.

Livro de acupuntura chinesa

Através da acupuntura chinesa tradicional e o mapeamento dos pontos meridianos, outros métodos puderam ser desenvolvidos como, a Auriculoterapia, que trata diversos problemas através da acupuntura utilizando os pontos meridianos da orelha, Moxa, que utiliza a acupuntura adicionando calor aos pontos estimulados, Do-in, que ativa os pontos do corpo através da pressão dos dedos, e, outros métodos que partem do princípio de desbloqueio de energia utilizando o mapeamento milenar.

A acupuntura passou a ser utilizada como método terapêutico por pessoas do mundo todo, que buscavam uma solução para os seus mais diversos tipos de problemas como, estresse e problemas emocionais, mas nem todas estas pessoas estavam dispostas a serem tratadas com agulhas, por isso técnicas alternativas passaram a ser desenvolvidas.

Gosta muito de massagem? Então curta!

EFEITOS COLATERAIS DA ACUPUNTURA CHINESA

Há efeitos colaterais que podem ser causados pela aplicação da acupuntura chinesa. Estes efeitos ocorrem como resposta ao tratamento pelo método. Alguns sintomas comuns são: insônia, sonolência, fadiga, alteração na urina, alteração do funcionamento dos intestinos, alteração do apetite, mau humor, sudorese, náusea e tontura. Raramente ocorrem desmaios ou problemas maiores.

Atualmente a acupuntura chinesa é reconhecida pela OMS- Organização Mundial de Saúde- e pode ser recomendada pelos médicos tradicionais como fonte de prevenção, tratamento ou, apoio e complementação, para melhora da condição atual e alívio da dor.

As sessões de acupuntura devem ser realizadas somente por profissionais licenciados e com conhecimento completo sobre o método.

O QUE É ACUPUNTURA CHINESA?
5 (100%) 1 vote

Gostou? Recomende esse artigo para seus amigos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *