O QUE É AROMATERAPIA?

As vezes quando sentimos um cheiro específico, lembramo-nos de certos momentos. Descubra o que é e como funciona a aromaterapia.

Já esteve em algum lugar e de repente, sentiu um cheiro específico e se lembrou de algo? De uma comida deliciosa quando você era criança ou aquele brigadeiro que mexe com você?

Acredito que quase todo mundo já passou por esta situação. Isto se dá pelo fato de que o sistema responsável pela memória, criatividade, emoções, intuição, entre outros, são ativados quando sentimos um aroma e sem mesmo saber, você está sentindo os efeitos do aroma em sua vida.

Confira neste artigo o que é aromaterapia e como você pode se beneficiar desta terapia que vem sendo muito utilizada em atendimentos particulares e empresas!

SIGNIFICADO DE AROMATERAPIA

Segundo o dicionário, “Aroma” significa Cheiro/Perfume e “Terapia” significa Tratamento de Doenças.

O QUE É AROMATERAPIA?

A aromaterapia utiliza os aromas como um recurso terapêutico e também serve para tratamentos de doenças, promoção da saúde e bem estar.

Gosta muito de massagem? Então curta!

Assim como demos o exemplo de um cheiro de comida no início deste artigo, podemos concluir que a aromaterapia também atua nas questões emocionais.

OS ÓLEOS ESSENCIAIS

Desde a origem da aromaterapia, para sua prática são utilizados óleos essenciais 100% puros, óleos vegetais e essências sintéticas.

Estes óleos são substâncias naturais que estão presentes nas raízes, folhas, flores, casca de árvores, casca dos frutos cítricos e sementes.

Vale ressaltar que além do olfato, os óleos também penetram em nosso organismo através da pele e do sistema respiratório.

O que é Aromaterapia?

O USO NO DIA A DIA

Podemos utilizar a aromaterapia em diversas ocasiões como:

  • Massagens
  • Banhos
  • Inalações
  • Cremes e Loções
  • Aromatização Ambiental
  • Compressas

Segundo a terapeuta corporal holística Silvia Yamamoto, a aromaterapia é utilizada em atendimentos particulares e nas empresas e é muito comum ser utilizado em feiras e eventos.

“Estou sempre utilizando os óleos essenciais, seja em massagens (junto com óleo carreador), seja em aromatizadores de ambiente em eventos ou até mesmo em salas de atendimento para deixar o cliente relaxado.”

Veja também: O uso da aromaterapia no trabalho

BENEFÍCIOS

A aromaterapia possui diversos benefícios e pode ser um grande recurso terapêutico em um tratamento complementar. Dentre seus principais benefícios, podemos aqui destacar:

  • Relaxa o sistema nervoso
  • Estimula o sistema imunológico
  • Estimula a circulação
  • Alivia o estresse
  • Promove o desenvolvimento da harmonia
  • Relaxa a mente
  • Favorece o equilíbrio como um todo

CUIDADOS COM OS ÓLEOS ESSENCIAIS

Os óleos não devem ser usados puro sobre a pele ou próximos dos olhos, pois o óleo essencial é concentrado e pode causar lesões”, complementa Silvia.

Fora este cuidado, a terapeuta relata que cada caso deve ser estudado para que seja utilizado um óleo específico.

CONCLUSÃO SOBRE O QUE É AROMATERAPIA

Podemos concluir que a aromaterapia é um recurso que o terapeuta pode e/ou deveria utilizar com frequência para a promoção da saúde de seus clientes.

Por ser uma terapia complementar, pense em utilizá-la para potencializar os resultados de seu tratamento seja você um terapeuta ou cliente.

E PARA VOCÊ, O QUE É AROMATERAPIA? COMENTE!

O QUE É AROMATERAPIA?
5 (100%) 2 votes

Gostou? Recomende esse artigo para seus amigos!

4 Comentários em O QUE É AROMATERAPIA?

  1. cláudia foneca disse:

    Gostei muito das esplicações e para que serve,vai me ajudar com certeza,na apresentação do meu seminário.Grata

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *