HISTÓRIA E ORIGEM DO SHIATSU

Com registros datados com mais de 2000 anos, o Shiatsu é uma das práticas de massagem mais conhecidas no Brasil

Você conhece ou já leu algo a respeito da história e origem do Shiatsu?

É bem provável que você já tenha ouvido falar sobre os diversos benefícios do Shiatsu para o corpo e a mente, porém, a devida história e origem desta prática de massagem não é muito conhecida pelo mesmo público que já usa esta técnica para obter uma melhor qualidade de vida.

Convido-lhe a conhecer um pouco mais sobre o Shiatsu.

O QUE É SHIATSU?

Shiatsu é uma técnica de massagem oriunda do Japão que é muito conhecida pela pressão que o terapeuta exerce com os polegares nos meridianos (canais de energia). Saiba, porém, que esta pressão nos meridianos pode ser também realizada com cotovelos, joelhos e mãos.

História e Origem do Shiatsu

Gosta muito de massagem? Então curta!

ORIGEM DO SHIATSU

Registros apontam que mais ou menos 5 mil anos atrás, na China, para equilibrar a energia vital (Qi em chinês), sacerdotes taoistas praticavam uma forma de meditação e manipulação corporal.

Com o passar do tempo, estes conhecimentos foram levados para o Japão sob diversas formas (acupuntura, moxabustão, entre outras) e deram origem a uma técnica conhecida como Anmá.

HISTÓRIA DO SHIATSU

O Shiatsu foi desenvolvido no Japão utilizando técnicas da massagem tradicional chinesa, mais precisamente da técnica Anmá, que é uma técnica de massagem que utiliza fricção e pressão nas partes mais tensas do nosso corpo.

Estes registros históricos são encontrados no famoso livro “Princípios de Medicina Interna do Imperador Amarelo” que são um dos primeiros registros formalizados e datados com mais de 2 mil anos de existência.

O SHIATSU COMO CONHECEMOS ATUALMENTE

Tokujiro NamikoshiCom 7 anos de idade, Tokujiro Namikoshi utilizou técnicas de compressões e fricções para tratar sua mãe que sofria de artrite. Este tratamento foi basicamente realizado seguindo intuições e pressentimentos.

Após desenvolver sua própria técnica, Tokujiro Namikoshi no ano de 1925 fundou a sua primeira clínica de tratamento com o método Shiatsu e no ano de 1940 abriu sua primeira escola de Shiatsu, hoje conhecida popularmente como Colégio Japonês de Shiatsu.

RECONHECIMENTO MUNDIAL

O Shiatsu só teve seu real reconhecimento no ano de 1955, quando o governo japonês reconheceu a técnica, porém em conjunto com a sua técnica originária, o Anmá.

Somente no ano de 1957 é que o Shiatsu foi oficialmente reconhecido pelo governo japonês como uma técnica independente do Anmá.

CONCLUSÃO

Entender a um pouco mais sobre a história e origem do Shiatsu é fundamental, pois se trata de uma técnica milenar e que hoje em dia beneficia diversas pessoas que procuram um tratamento complementar de suas patologias.

VOCÊ JÁ CONHECIA A HISTÓRIA E ORIGEM DO SHIATSU? COMENTE!

HISTÓRIA E ORIGEM DO SHIATSU
4.5 (90.91%) 11 votes

Gostou? Recomende esse artigo para seus amigos!

3 Comentários em HISTÓRIA E ORIGEM DO SHIATSU

  1. Loreni freitas disse:

    Acho massagen muito bom pois nos da mais harmonia e relachamento

  2. Cleto Moreira disse:

    Conheco essa massagen atraves dos aparelhos NIPPONFLEX,excelente recomendo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *